Plano de trabalho do abrigo do Idoso


IDENTIFICAÇÃO

Entidade: abrigo do idoso
Endereço: Taguatinga BR 070, Alexandre Gusmão, Chácara Santa Helena n° 3.
Dirigente: Nilson Gomes do Rosário (*)
Mandato da diretoria: 2006 a 2009. (*)
CNPJ 05.740 319/0001-77

JUSTIFICATIVA
A população brasileira considerada ate pouco tempo como jovem, já mostra nas atuais estatísticas seu envelhecimento continuo e elevação do tempo produtivo de vida. A melhora nos atuais índices de longevidade são conseqüência de melhor qualidade de vida que foram gerados a partir de vários fatores, entre eles, maior numero de informações sobre saúde, alimentação, atividades físicas e mentais, bem como também maior abrangência de estudos médicos que resultam em diversidade de medicamento e, maiores e mais extensas políticas publicas que alcançaram e mais consistência nos atendimentos, alem de maiores discussões nas questões voltadas para a garantia de direitos humanos.
Após o advento do estatuto do idoso , maior números de leis foram promulgadas assegurando direitos ate então desrespeitados ou mesmo ignorados. È comum a mídia informar sobre a formação e funcionamento de vários centros de atendimento ao idoso nas várias capitais deste país.
Embora muito já se tenha feito, há ainda muito que se fazer. Há necessidade de reversão de aspectos culturais e éticos que desvalorizam o chamado “velho”, em favor do “novo”, numa sociedade que regida por leis mercadológicas, com avidez pelo consumo, impõe novidades a todo momento infligindo assim, a cultura do descartável com vistas ao consumo imediato.
È notório ainda o déficit de atendimentos das camadas mais carentes da população. Esta população, por características próprias não conquistou ainda através dos meios de comunicação, a necessária discussão nacional em torno da problemática do idoso e de seus direitos.
É neste horizonte de muitas conquistas a se buscar que o trabalho de reconhecimento dos direitos da pessoa idosa e atendimento digno deve se concretizar. Não mais como assistencialismo ou caridade, mas como cumprimento de direitos assegurados por legislação própria.
É necessário cada vez mais a criação de serviços de qualidade e com diversidade, e, acima de tudo, o reconhecimento social dos que já ofereceram sua parcela de contribuição e sacrifícios em prol deste país. Neste contexto se justifica a proposta aqui apresentada de contribuir embora de maneira limitada no universo das pessoas que envelhecem e não encontram amparo e atendimento às suas necessidades materiais e emocionais.

OBJETO A SER EXECUTADO
Abrigamento para idosos de ambos os sexos, dependentes ou não dependentes, com a prestação de serviços de proteção e cuidados contínuos aos usuários, sem discriminação de cor, raça, credo ou posição social.

OBJETIVO GERAL
Prestação de serviços de abrigamento, cuidados e proteção por vinte e quatro horas, de forma contínua para idosos a partir de 60 anos, com ou sem referência familiar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Prestar serviços de nutrição, saúde, proteção e entretenimento ao idoso carente.
· Atender o idoso respeitando sua autonomia, interesses, aptidões e condições físicas e mentais;
· Garantir por todos os meios possíveis oportunidades de preservação da saúde física e mental, aperfeiçoamento moral e, respeito à crença e ao culto religioso;
· Garantir a participação, convivência comunitária e familiar quando for o caso;
· Garantir o acesso à rede de serviços da comunidade quando possível;
· Garantir a livre manifestação de opiniões e interesses;
· Conviver em ambiente saudável e digno;
· Prover as necessidades materiais, com qualidade, em quantidades adequadas e de acordo com as características dos usuários.
· Prestar atendimento com pessoal qualificado, em número suficiente e capacitado.
· Considerar as necessidades, interesses, aptidões, características físicas e condições mentais no planejamento das ações.

PÚBLICO ALVO
Idosos carentes, acima de 60 anos, com necessidade de assistência, cuidados e proteção.

META
Atendimento diuturno de 20 idosos, de ambos os sexos, a partir de 60 anos.

DINÂMICA OPERACIONAL
As ações voltadas para o atendimento de vinte idosos com serviços de abrigamento e prestação de serviços e cuidados e proteção, são desenvolvidos na própria sede do Abrigo, em sistema de casa e lar, com a oferta de alimentação, higiene, cuidados para a manutenção da saúde ou recuperação da mesma, atividades de recreação e lazer.
O atendimento aos idosos inclui também a aproximação familiar daqueles que ainda possuem esta referência e manutenção dos vínculos.
A permanência contínua do atendimento prevê a convivência comunitária dos que estão aptos para tal, estímulos às visitas, oferta de atividades variadas e condizentes com as condições do grupo.
O atendimento personalizado é meta continua a ser buscada, bem como a promoção dos idosos para minimização ou superação da dependência.

PARCERIAS
O Abrigo do Idoso para a manutenção de seus serviços conta com o apoio e parcerias, conforme seguem abaixo. Os trabalhos desenvolvidos contam com ajuda de voluntários e doações de vários tipos.
· Comunidade Local
· Amigos
· Mesa Brasil. C/ alimentos.
· Cura Dar’s c/ atendimento médico gratuito.

RECURSOS ENVOLVIDOS 50% do salário mínimo virgente ou seja R$ 175,00

10.1. Humanos: Médico Responsável Técnico: Dr. Emerson Fitipalde Enfermeira: Cristina de Deus Guimarães. Mat: 1178/4
Auxiliar de enfermagem: Katiuscia Maria Martins de La Riotterie período da noite
Cozinheira: Sheila de Souza
Cuidadora: Azanete Pereira de Souza
Cuidadora: Patrocina Carvalho da Silva
Cuidadora: Ivoneide do Santos Lima
Cuidadora: Salomé Oliveira do Reis período da noite
10.2 Materiais: Som para Musicoterapia, Material para fisioterapia, Dominó, Baralho, Dama, Xadrez.
10.3 Financeiros: Doações e proventos do próprio idoso, ou seja, a metade do salário mínimo vigente.
10.4 Físicos: ÁREA CONSTRUÍDA: 300 m2

TOTAL DO TERRENO: 1100 m2 sendo 800m de área verde
QUARTO 6X4
QUARTO 5X4
QUARTO 4X4
QUARTO 3X4
COZINHA 5X4
SALA 7X4
GARAGEM 3X4
ÁREA 1X7
SALA DE FISIOTERAPIA 4X4
BANHEIRO MASC 3X4
BANHEIRO FEM 3X4
BANHEIRO VISITA 3X2
DEPÓSITO 3X3
SAÍDA LATERAL (2) 4X4
ESCRITÓRIO 2X2
LAVANDERIA 5X3
PORTÃO DE ENTRADA PARA CARRO E PEDESTRE 2,20 largura

 

 
Desenvolvido em Parceria de Doação pela Kammel Tecnologia da Informação